Publicado há 9 meses • 2 min de leitura

Ajude comprando máscaras feitas por artesãs vizinhas

Plataforma permite encontrar costureiras perto de casa para encomendar máscaras de proteção contra o Covid-19. Entre elas, as artesãs da Rede CriaNorte, nascida da parceria entre Instituto Center Norte e Rede Asta.

Máscaras de tecido se tornaram uma arma mundial no combate à pandemia do novo coronavírus. Ao mesmo tempo em que costurar máscaras se tornou uma fonte de renda para várias artesãs que enfrentam dificuldades econômicas durante a quarentena.

Para unir as duas pontas dessa nova realidade, a Rede Asta, que há 15 anos ajuda artesãs a se tornarem empreendedoras, criou o “Localizador de Máscara”, uma plataforma onde é possível localizar e contatar 800 costureiras e artesãs que produzem máscaras de tecido em 170 cidades brasileiras – a maioria na região Sudeste. Graças à geolocalização, é possível receber a máscara em pouco tempo, aproximando a população das costureiras da região. Entre elas as costureiras da Rede CriaNorte, que nasceu da parceria entre o Instituto Center Norte e a Rede Asta.

“Muitas vezes a única pessoa da família a ter uma renda é a artesã. Por isso, estão sofrendo o impacto direto com a pandemia e muitas passando necessidades. O Brasil possui mais de 10 milhões de artesãs. Reunimos nesta ferramenta uma parcela delas, mas outras ainda podem entrar”, explica Alice Freitas, que fundou a rede com Rachel Schettino em 2005, entrevistada pela Revista Casa Vogue.

Alice explica que o perfil das artesãs que participam do projeto é de mulheres entre 40 e 60 anos, das classes C e D, e 80% delas são a única fonte de renda da família. E que cada costureira está pronta para produzir até 60 máscaras por dia.

“Tem muitas mulheres fazendo as máscaras, mas não sabem como vendê-las. Esse contato será direto com o interessado. Eu posso enviar pelo Correio, por motoboy ou a pessoa pode retirar. Tenho fé que a plataforma vai nos ajudar a vender mais peças, pois precisamos”, vibra Luciane Braga, de 50 anos, uma das costureiras de São Paulo, que mora com os pais de 87 anos, beneficiada pela plataforma.

Dica do blog

Conhece alguma artesã que está produzindo máscaras? Informe a ela sobre o projeto e que ela pode se inscrever para participar.


  • Compartilhe:

ACONTECE

Exposição Mulheres Empreendedoras
106 visualizações | 1 min de leitura
Virada Sustentável 2020
479 visualizações | 1 min de leitura
28 de Agosto – Dia Nacional do Voluntariado
467 visualizações | 1 min de leitura
CONFIRA UM POUQUINHO DE COMO FOI O ENEB 2020
530 visualizações | 2 min de leitura