Resultados

Clareza nos objetivos,
transparência nos resultados

O Instituto Center Norte trabalha com mais de 20 parceiros. Em 2019, foram 173 ações realizadas na Zona Norte por meio dos projetos apoiados pelo Instituto Center Norte, 14 ações com valor compartilhado, mais de 40 ONGs e mais de 7 escolas públicas beneficiadas.

A clareza nos objetivos determinados pela nossa missão, visão e valores nos ajudam a direcionar nossos esforços e assim obter cada vez mais resultados de impacto social na Zona Norte de São Paulo.

Os relatórios com a prestação de contas e a descrição de todos os resultados obtidos podem ser consultados aqui.

Depoimentos dos Beneficiados Diretos

Slide ANA KARINA Compartilhando Saberes Ana Karina, artesã e mestra em corte e costura, conheceu por meio da Rede CriaNorte o Mariás – negócio social da NCCV – e foi convidada pela gestora a ministrar aulas para as mulheres atendidas pela ONG.
Já formou 1 turma de mais de 10 mulheres e está iniciando a segunda.
“Eu nunca imaginei que poderia ser professora, está sendo tão gratificante essa experiência, porque através dessas mulheres eu consegui ter mais empatia pelo próximo, mais paciência. Você vê tanto sofrimento que passei também a valorizar minha própria vida e família. Estou aprendendo muito.”
Slide SHEILA Juventude Artesã Ana Karina, artesã e mestra em corte e costura, conheceu por meio da Rede CriaNorte o Mariás – negócio social da NCCV – e foi convidada pela gestora a ministrar aulas para as mulheres atendidas pela ONG.
Já formou 1 turma de mais de 10 mulheres e está iniciando a segunda.
“Eu nunca imaginei que poderia ser professora, está sendo tão gratificante essa experiência, porque através dessas mulheres eu consegui ter mais empatia pelo próximo, mais paciência. Você vê tanto sofrimento que passei também a valorizar minha própria vida e família. Estou aprendendo muito.”
Slide KATIA Empreendedorismo Social Kátia é gestora do grupo Mariás – projeto social do Núcleo Cristão de Criança e Juventude – que atua no acolhimento de mulheres que sofrem violência doméstica.
Apaixonada também por artesanato, a Rede foi uma inspiração para que começasse a desenvolver peças com essas mulheres, para formação profissional e incentivo criativo.
“Assistir às aulas da Escola me ajudou muito a planejar melhor o Mariás. Agora me sinto mais segura para me dedicar 100% a esse projeto.”
Slide PRISCILA Autoestima e Depressão Priscila, uma das artesãs mais jovens da Rede, identificou desde muito nova um quadro de depressão. O artesanato, ainda considerado um passatempo, no passado sempre esteve ao seu lado e foi o que possibilitou a ela procurar ajuda médica: trocava as sessões de terapia por presentes artesanais que desenvolvia para a psicóloga, com forma de “pagamento”.
Hoje, depois de largar o emprego que não lhe fazia bem para se dedicar integralmente à Rede, ela revela:
“A Rede me salva todas as manhãs, na hora de levantar da cama. Estou realizando um sonho, me sinto reconhecida e valorizada. Vocês são meu refúgio e o artesanato minha terapia mais eficiente”.

Ações Realizadas no Entorno da Cidade Center Norte

O Circuito Recicla ZN

Inspirado na atividade esportiva Plogging, desenvolvida pelo ambientalista sueco Erik Ahlström, o Circuito Recicla é uma ação inovadora proposta para a prática de caminhada ao mesmo tempo em que é realizada a coleta de lixo e resíduos urbanos durante o trajeto. 

A 1ª edição foi realizada no dia 25 de agosto, em parceria com a Cidade Center Norte. 

A prática aconteceu na Zona Norte de São Paulo durante a Virada Sustentável, com 120 participantes. 

Depoimentos dos Voluntários

JOSÉ CARLOS ARANTES NETO JOSÉ CARLOS ARANTES NETO
Gente e Gestão, Cidade Center Norte
"O voluntariado nos dá uma possibilidade de conhecer pessoas novas e conhecer novas realidades, é uma troca de aprendizado incrível.

Acredito que estamos na empresa para nos desenvolver profissionalmente e pessoalmente, e essa abertura para  ser voluntario nos ajuda nisso, a obter um crescimento pessoal e nos tornar pessoas melhores e mais solidarias.

Fiquei muito feliz em ser voluntário do Instituto Center Norte que está sempre de portas abertas e nos incentiva a conhecer os trabalhos e projetos do grupo, só tenho a agradecer pela oportunidade de colaborar em trabalhos que eu acredito e espero realizar muito mais junto com vocês."
GIULIANA ALVES TAVARES GIULIANA ALVES TAVARES
Gerente de Facilities, Cidade Center Norte
"Entendo o voluntariado como uma imensa e poderosa corrente, onde se beneficia muito mais quem doa do que quem recebe.

Pensar, ainda, em produtividade, eficiência e desenvolvimento no meio corporativo sem vincular esse pacote a troca humana é ficar estagnado.

Em todas as ações que o Instituto promoveu e que pude colaborar, enxerguei propósito e valor. Faz toda diferença dedicar seu tempo naquilo que acredita. E tem sido assim desde então, uma troca mutua e muito rica de experiencias e inspirações. Obrigada Instituto Center Norte."
DANIELA FERNANDES DANIELA FERNANDES
Gente e Gestão, Cidade Center Norte
"Atuei como voluntário no Programa Startup Varejo, uma parceria entre o Instituto Center Norte e a consultoria Ideias de Futuro.
Participei como mentora durante o desenvolvimento de alguns projetos dos jovens apoiados pelo Programa e nas apresentações finais que definiram os projetos mais estruturados.

A atuação como voluntária vai muito além de despender um tempo do seu dia, da sua rotina, para ajudar. Encaro muito como uma oportunidade de fazer a diferença na vida de pessoas que buscam seu espaço através de suas ideias, seus ideais, seus aprendizados. E o Programa faz exatamente isso, provoca esse jovem para que ele explore seu potencial, elevando o significado de suas ideias e fazendo-os desenvolverem-nas com o melhor de si.

É um processo rico e impactante para todos os envolvidos, pois ele provoca a ação social, estimula o aprendizado e abre caminhos para desenvolvimento social e empreendedorismo.
Para mim, fazer parte disso, é de certa forma contribuir para o crescimento de cada um dos jovens."
MARTA VALERIA MARTINS GOES MARTA VALERIA MARTINS GOES
Analista de Inteligência de Mercado, Cidade Center Norte
“Sempre acompanhei a trajetória do Instituto Center Norte com admiração pelo bom
trabalho realizado em prol da sociedade. A Cidade Center Norte possui uma
política de voluntariado, somos estimulados a participar de projetos que estão
acontecendo, através de uma dessas comunicações fiz minha inscrição para ser
voluntária, por acreditar que podemos ajudar a transformar e também somos
tranformados por esse tipo de iniciativa.

Já participei de duas edições do Startup Varejo como mentora dos jovens, trata-se de um projeto de empreendedorismo tecnológico em escolas públicas da Zona Norte, foram duas experiências inspiradoras, observar o quanto esses jovens valorizam a oportunidade de participar do projeto e compreendem como parte importante do futuro profissional. Enxergo resultados nesse tipo de iniciativa, utilizando do conhecimento como ferramenta para transformar/ajudar a sociedade”.
PATRICIA ROSA GUERRA PATRICIA ROSA GUERRA
Tecnologia e Soluções, Cidade Center Norte
"Ter participado do Startup Varejo e ser moradora da Zona Norte para mim é a oportunidade real de poder contribuir um pouquinho com essa nova geração que em breve estará no mercado de trabalho e o melhor de toda a experiência é ser surpreendida por tantas ideias inovadoras e jovens realmente empreendedores que visam o bem coletivo, eu estarei em todas ações de voluntariado do ICN tanto quanto puder participar."