Publicado há 4 meses • 3 min de leitura

Startup Varejo chega a sua terceira edição

Instituto Center Norte e Ideias de Futuro realizam a terceira edição do programa de promoção do empreendedorismo tecnológico entre os alunos da rede pública da Zona Norte.

Integrar escolas públicas da Zona Norte com propostas que melhorem o entorno por meio de soluções como aplicativos e plataformas digitais para o segmento varejista. Essa é a ideia por trás do StartUp Varejo, projeto promovido pelo Instituto Center Norte em parceria com a consultoria de inovação social para a educação, Ideias de Futuro.

Em sua terceira edição, que teve a final realizada no dia 23 de novembro, no Expo Center Norte, cinco grupos foram finalistas, provenientes de três escolas da região: a Capitão Pedro Monteiro do Amaral, a Rômulo Pero e a Barão Homem de Mello.

Os projetos finalistas são voltados para: solucionar problemas de compras online para o consumidor (S.C.O – Segurança de compras online); oferecer mais segurança na conexão entre empresas e usuários para a contratação de serviços (ZN Contratei); encontrar os melhores preços de produtos nos supermercados da zona norte (MarketComp); oferecer carregadores portáteis de celular, em pontos estratégicos, para locação (Energy Power banks); e divulgar a qualidade de maquiagens e cosméticos a partir da percepção do consumidor (Estelar).

“Estamos muito contentes em encerrar mais uma edição de sucesso do Startup Varejo. Esse é um importante projeto que fortalece o trabalho social e estimula habilidades empreendedoras em jovens estudantes da rede pública da região”, afirma Daniela Pavan, Head Instituto Center Norte e de Sustentabilidade da Cidade Center Norte.

Os cinco grupos finalistas se apresentaram para uma banca de jurados formada por especialistas em tecnologia, empreendedorismo, varejo e educação, que escolheu o projeto vencedor. A startup campeã recebeu uma pré-aceleração de três meses da Ideias de Futuro.

Para Jaciara Cruz, diretora geral da Ideias de Futuro, dois aspectos chamam atenção nesse terceiro ciclo: “Ampliar o estímulo do olhar do jovem para além do varejo, preocupado com o entorno, e aproximar a realidade da Cidade Center Norte dos estudantes da região. A atuação dos voluntários, em diferentes momentos, amplia o impacto do programa para que os alunos criem oportunidades reais e a médio e longo prazo para sua realidade e no contexto que vivem”.

Números Startup Varejo

Já participaram da iniciativa 246 alunos, que desenvolveram 70 projetos durante um programa de 60 horas/aula de atividades em sala e extraclasse, provenientes de 11 escolas públicas, incluindo uma Etec. O programa contou com o envolvimento de 25 facilitadores/mentores, 61 jurados e 23 voluntários no Day Camp, do Instituto Center Norte e Magazine Luiza. As escolas estaduais Augusto Meirelles, Buenos Aires, Joaquim Leme, Etec Parque da Juventude, Casemiro de Abreu, Padre Manuel da Nóbrega, Tarcísio Álvares Lobo, Capitão Pedro M. do Amaral, Barão Homem de Mello e Rômulo Pero já receberam os conceitos do Startup Varejo. Os projetos Pet In Service, que oferece alimentação saudável para pets (vencedor 2018), e Garage Rent, que conecta donos de garagens ociosas a interessados em garagens para alugar (vencedor 1º semestre 2019), receberam mentoria de pré-aceleração da Ideias de Futuro.


  • Compartilhe:

ACONTECE

Virada Sustentável 2020
25 visualizações | 2 min de leitura
28 de Agosto – Dia Nacional do Voluntariado
108 visualizações | 1 min de leitura
CONFIRA UM POUQUINHO DE COMO FOI O ENEB 2020
150 visualizações | 2 min de leitura
PROJETO JUNTANDO PONTAS AGORA ATENDE A DISTÂNCIA
302 visualizações | 1 min de leitura